Os nossos professores
· Alcabideche, Cascais · Mafra ·
centro de estudos
Comunicadora nata desde 1976, a Filipa sempre soube que a área da educação a iria tornar realizada profissionalmente. Para ela é absolutamente fascinante dotar os alunos dos alicerces básicos que permitem aos alunos uma aprendizagem bem consolidada.
A Filipa tem um sentido de família e comunidade enormes que faz questão de passar para os seus alunos fazendo com que eles se sintam à vontade para colocar as suas dúvidas e receios.
Para a Filipa, a empatia e respeito pelo outro são as principais ferramentas do seu trabalho e é a partir daí que toda a magia da aprendizagem acontece
Para ela o respeito pelos animais e natureza é fundamental para a continuidade do futuro da humanidade.
Lema: “árvore plantado com amor, ninguém derruba”
Determinada desde 1980, sempre sonhou trabalhar na área da educação, em concreto com alunos do 2° e 3° ciclo por acreditar que é uma idade onde se começa a definir mais seriamente aquilo que seremos no futuro enquanto adultos e profissionais.
A Rita tem para si o mesmo foco, determinação e garra que transmite aos seus alunos, incumbindo-lhes em todos os momentos a vontade de vencer e alcançar objetivos, sendo para ela proibido baixar os braços.
Para a Rita, a motivação é a força motriz de toda a aprendizagem e por isso os seus alunos são incentivados todos os dias a dar o seu melhor.
Adora música, respira natureza por todos os poros e apaixonada por tartarugas, símbolo de resiliência.
Lema: “Cada sonho que deixas para trás, é um pedaço do teu futuro que deixa de existir”
Apaixonado pela educação desde muito cedo, tem como opção educativa e profissional privilegiar a formação constante, tanto de explicadores como de estudantes, para se atingirem e, até, ultrapassarem as metas necessárias às aprendizagens pedagógicas escolares e aos objetivos individuais de alunos e encarregados de educação.
A educação é sentida como uma missão para potenciar principalmente o desenvolvimento dos jovens em idade escolar.
Citando ainda Charles Darwin (1809-1882), «Na longa história da humanidade…aqueles que aprenderam a colaborar e improvisam mais, efetivamente têm prevalecido.».
Fui sempre apaixonado pela ciência e divulgação científica.
Descobri o gosto pelo ensino através de alguns excelentes professores com quem tive o privilégio de aprender.
Acredito no valor da aprendizagem constante, na construção de um conhecimento diversificado e no desenvolvimento da capacidade de raciocínio. Considero que estas capacidades são ferramentas essenciais para atingir os nossos objetivos na vida, evoluir e estar preparado para enfrentar desafios, cada vez mais complexos, num mundo em constante mudança e altamente competitivo.
Gosto de praticar desporto, ver cinema, passear na natureza e resolver problemas.
Desde cedo percebeu que gostava de ajudar as pessoas a gerirem as suas emoções e a resolverem problemas, que considera desafios a ultrapassar. Perseverante e otimista por natureza, vê sempre um lado positivo em todas as situações.
A Marta é uma pessoa empática, que consegue colocar-se no lugar do outro e perceber o que está a sentir, mas procura simultaneamente manter uma postura objetiva, de forma a poder ajudar. É uma pessoa responsável e em quem se pode confiar.
Gosta imenso de trabalhar com crianças e adolescentes e considera que as melhores estratégias para mudar comportamentos são: o reforço e o elogio. É apologista da psicologia positiva e de educar para o optimismo e para a felicidade.
A família é a sua paixão e adora a natureza.
Lema: “Ser feliz e ajudar os outros a sê-lo.“
Brevemente Biografia
Apaixonada pela natureza e pelos segredos do nosso Planeta Azul. Desde cedo, interessou-se pelas Geociências, pela leitura e interpretação dos sinais emitidos pela Terra. Cada montanha, cada rio, conta uma história que ambicionava entender.
Mais tarde, descobriu o gosto pelo ensino ao perceber o quanto é gratificante a partilha e a transmissão do conhecimento técnico, científico e humano. Ensinar é uma forma de se realizar, de aprender e de evoluir. Acredita no acesso à educação como forma de crescimento pessoal. Ensinar é empoderar, é dar ferramentas para que cada indivíduo possa atingir seu pleno potencial e contribuir para a sociedade.
Uma das suas paixões é a prática de yoga, que não só a ajuda a manter o equilíbrio físico e mental, mas também é uma fonte constante de tranquilidade e autoconhecimento.
Lemas:
“O saber é um processo contínuo, um caminho sem fim.” — Provérbio chinês
“A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.” — Nelson Mandela
O meu nome é Sandra Esteves, sou licenciada em Línguas e estou ligada ao ensino por verdadeira paixão e gosto.
Adoro acompanhar os alunos no percurso escolar, esclarecendo dúvidas, transmitindo valores e motivando-os para o estudo.
Neste contexto, procuro estabelecer uma relação de simpatia e respeito para alcançar o sucesso escolar dos alunos.
Para além do âmbito profissional, adoro ler, ir ao cinema, estar em família, conviver com os amigos e de uma forma muito especial estar, passear e brincar com a menina de quatro patas da “família”.
Mãe de 2 filhas agora jovens adultas, deixou a sua carreira de investigadora para melhor as poder acompanhar no seu percurso escolar e pessoal. Desde aí descobriu que a sua verdadeira vocação era estar perto de jovens e crianças, guiando-as e incentivando-as a serem cada vez melhores e a não se contentarem com a mediania que infelizmente acha que cada vez mais pauta o ensino básico português.
Encontrou no Darwins o seu lugar, junto de uma equipa amigável e descontraída, mas simultaneamente responsável e profissional.
Meiga e brincalhona por natureza, encontrou nestas suas características as ferramentas ideais para conseguir chegar aos alunos e fazê – los florescer.
O seu lema é “Nada é tão gratificante como ver a luz da compreensão iluminar o rosto de alguém a quem se ensina”
A Helena é uma eterna apaixonada pela vida, em todas as suas formas e manifestações, pelo conhecimento e pela partilha do mesmo, pelas artes, viagens e vivências partilhadas…acredita que o crescimento e evolução resultam da caminhada pessoal, mas que adquirem propósito e maestria se alicerçados em comunidades que valorizem a partilha, a cooperação e a empatia.
A Helena acredita que todos têm o potencial de serem tudo o que quiserem e/ou sonharem, que nem o céu é o limite, que o mundo é um lugar maravilhoso.
Amante do conhecimento, do Humanismo e das Humanidades, fascinada pelas ciências sociais, pela neurociência, pela expressão, comunicação e plasticidade, acredita que o todo é sempre melhor do que as partes, mas são as partes que espelham a unicidade com que cada Ser enriquece o mundo.
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
Ricardo Reis
Conheça o que fazemos...
Do Apoio Escolar Presencial ou Online…até à Psicologia…